terça-feira, 24 de agosto de 2010

A pré-viagem

Hoje, no dia 25 de agosto de 2010, decido fazer um blog. Mas o  que diabos eu quero com um blog???  Bem, aqueles que me conhecem sabem que dentro de dois dias estarei embarcando para a cidade de Braga, em Portugal, para a realização de um intercâmbio acadêmico. Portanto, penso que a praticidade de um blog vai me ajudar a dar notícias de mim à todos e irá me ajudar a compartilhar minhas novas experiências. Além do mais, sou uma pessoa que precisa dos amigos que tem, portanto ler seus comentários aqui certamente me ajudará a aguentar a distância e a saudade.
Nessa ultima semana tenho realizado "as despedidas". Eu nunca fui bom com despedidas. Por vezes sou ríspido ou emotivo demais. Para quem acredita em horóscopo, dirá ser minha irremediável condição de geminiano, mas eu prefiro acreditar ser algum tipo de inadaptabilidade social. Comecei com alguns amigos do ensino médio, depois os amigos da faculdade, a família não-nuclear e por fim, amigos e parentes próximos. Eu queria morrer pela sensação de perder alguns amigos, e não havia ninguém que poderia salvar minha vida, nessa sensação. E se houvesse, não o fez. Contudo creio que os amigos serão amigos, apesar e além de tudo.
Alguns podem estar se questionando quanto ao nome desse meu espaço. Como meu amigo Lucas acaba de me dizer, - o nome é o mais difícil. Com Vasto quintal, me refiro ao mundo fora de mim e toda sua imensidão. Porém, há um Vasto quintal também dentro de mim, constituído, constitutivo e constituinte do quintal de fora. São quintais da casa que sou, e que vivo a reformar. São vastos os quintais a se explorar.
Por favor, puxem uma cadeira e fiquem à vontade nesse nosso quintal. Sou um neófito, por isso de antemão peço desculpas pelos erros e descasos que cometerei.
Abraço a todos. 

2 comentários:

  1. Grande Fernando... é muito bacana poder ver tudo acontecendo na vida de vocês, e fazer parte disso, com a amizade. Agora tá tudo sussa mesmo...seremos expectadores e agora folgados que adentrará no seu quintal sempre q bater aquela vontade de ver um mundo diferente, um mundo grande, um mundo q gira e compartilha!! 1 ano! Busque a paz e o novo! O velho sempre o acompanhará! Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Fernando..tanto pra te dizer..que as palavras nao mereceram sair pra que lagrimas nao fizessem parte desse momento em que vc deve reunir o maior número possível de bons momentos, sorrisos e parceiria para levar consigo neste um ano..Neste tempo,creio que por várias vezes,vc precisará acessar este acervo de bons momentos para tirar deles força para continuar e concluir com exito esta sua buscada experiencia fora do país, pois a falta de casa vai bater..apesar dessa sua força q parece infindável..ms sei que só parece..
    Acho que sao em momentos assim que percebemos o REAL valor de coisas "nao-valoráveis"..(paradoxo mal feito nao? E pior com a frase subsequente...)..e percebemos que seu valor é imenso!Ms o melhor nesse momento é que sei que descobriu que vc tem pessoas que ficarao com um buraco na vida durante esse um ano q vc estiver fora..um buraco que nao poderá preenchido com nada..que ficará aguardando seu retorno para novamente dividir contigo tudo o q passares na "terrinha"..e descobrir isso deve ser como poder reviver um momento bom..afinal,isso significa q pra algumas pessoas vc quebra a regra do "ninguem é insubstituivel"..o q creio ser o maior fundamento e necessidade humana (vc pode dizer isso bem melhor q eu..)
    Dentre as minhas várias teorias(vc conhece um bocado delas), uma delas é sobre amizade..e acredite, vc ajudou quase q exclusivamente a forma-la.."Amizade de verdade é isso"..qndo vc apesar de sofrer com as escolhas,respeita e apoia, torcendo pra que o de melhor aconteça..e mais,se deixa, de uma forma incondicional, a disposiçao daquele ser aguardando seu destino se cumprir..Isso é a conclusao de uma frase que disse ontem.."Estarei sempre aqui". E estarei mesmo..sempre..pq sabemos que apesar de nossa comunicaçao péssima via MSN, nos entendemos e nos ajudamos sempre..por mais q meus conselhos tenham uma dose excessiva de emoçao..rsrs..Na verdade a quimica que forma essa amizade dispensa tentativas de explicaçao..ela apenas existe e tem a força de uma ligaçao covalente!
    Isto, apesar de não te salvar da sensação de morte causada pela despedida,como relatou..te diz..”Vá! Siga tranqüilo..vá em paz..aproveite cada minuto pois, na sua volta, estarei aqui!Te aguardando e sempre com o coração aberto para te receber,confortar.. e conhecer novamente este amigo que voltará tão diferente,cheio de novas experiências,ms com a mesma essência que um dia conquistou minha amizade sem precisar fazer nada.”
    Estarei todo este tempo aqui,pronta a trocar informaçoes, aguardando noticias (quem sabe não voltamos a escrever cartas?Lembra q prometemos isso no fim do ensino médio??..cumprimos por pouco tempo, logo as facilidades da internet nos privou de exercitar nossa caligrafia para levar algumas palavras a um amigo querido)..pedindo a Deus luz para seu caminho..e claro,aguardando com ansiedade o momento de te receber no aeroporto e poder abraçar vc novamente!
    O maior bjo do mundo ao meu amigo-irmao..mergulhe nesse novo mundo..e traga dele tudo o q vc puder! Vc é brilhante e sabe q fará isto com a maior naturalidade!
    Sucesso sempre!
    Bjo enoooorme!
    Aline

    ResponderExcluir