terça-feira, 16 de novembro de 2010

Marrakesh

É amigos, demos uma saidinha da Europa e dessa vez, fomos passear no norte da África, no Marrocos. Foi uma viagem incrível, muito diferente, mas ao mesmo tempo com muitas semelhanças, do que se vê por aqui e por ai no Brasil. A cultura árabe contrasta muito com nossos costumes, mas em Marrakesh em especial, tudo parece combinar. A cidade é uma Babel, muito disso por conta do comercio. É preciso saber falar a língua do freguês, e toda o mundo passa por aquela cidade. Não é a toa que a maior atração de Marrakesh são os souks, que são imensos mercados que se estendem por toda a medina (cidade antiga cercada por muros).

 Nesses souks pode-se comprar todo o tipo de artesanato típico, comida, roupas, malas, bolsas, haxixe, coisas para o lar, falsificações, enfim, de tudo. E como a tradição desse povo no comercio vem de longa data, é preciso ser esperto com eles e sempre negociar o melhor preço. O costume é sempre que se pergunta o preço de algo, eles jogam o valor lá em cima e cabe a nós, pedir muito menos do que aquilo que queremos pagar. Para minha sorte, eu estava com a Paola que consegue fazer os marroquinos ficarem no prejuízo.



A praça de Jemaa El Fna é outro ponto muito agitado em Marrakesh. A partir do entardecer começam a montar várias bancas de comidas e vários artistas, tatuadoras de henna e encantadores de serpentes ficam andando pela praça, procurando ganhar um trocado dos turistas. Nessa praça, por qualquer foto que você tira, pode vir alguém cobrando uma moedinha pois apareceu na sua foto. Nessa agitação toda, ficamos até tonto com o tanto de gente chamando pra visitar-mos suas barracas ou tirar fotos com suas serpentes ou fazer uma tatuagem, ou qualquer outra coisas que nos arranque dinheiro. Depois de dois dias não aguentavamos mais andar pela praça. Na realidade minto, íamos ainda tomar o jus d'orange das várias barraquinhas que haviam na praça.


Fizemos também uma excursão de três dias, que foi até o deserto do Sahara. Nesse excusão passamos em Ait Ben Haddou (cidade onde foram gravados vários filmes, entre eles Gladiador e Príncipe da Pérsia) Zagora (considerada a porta do Sahara) e Merzouga, de onde pegamos os dromedário e andamos por mais duas horas até o acampamento, onde passamos a note entre as dunas. O céu no deserto é algo inacreditável. Eu nunca tinha visto tantas estrelas, parecia um veludo negro todo respingado de leite e por não haver nenhum tipo de iluminação ao nosso redor, as estrelas pareciam estar muito baixas, quase ao nosso alcance.


No meio da noite o guia nos convidou para subir uma duna bem alta, ao lado do acampamento. A subida foi muito difícil pois alem de estarmos subindo sem enxergar meio metro a frente, a duna era muito íngreme e foi preciso muito esforço para chegar ao topo. Contudo, a paz que se sente ao chegar ao topo, deitar naquela areia gelada e ficar observando o céu em silêncio é uma bela recompensa. Por fim, para descer foi-nos indicado um outro caminho, ainda mais íngreme e o modo de descer era caminhar lentamente afundando o pé na areia. Pois essa sem dúvida foi uma das sensações mais agradáveis que já senti. Na escuridão quase total, enxergando apenas o fogo do acampamento e as estrelas sobre minha cabeça, eu comecei a descer e a medida que eu afundava o pé na areia, eu ia deslizando lentamente sobre a duna, sem que meus pés tocassem algo sólido ou firme, e desse modo eu me sentia flutuando junto com as estrelas que me observavam. Por mais que eu me esforce, não conseguira explicar a sensação a vocês. Foi demais!

Visitamos também uma cidade litorânea chamada Essaouira, mas essa deixou a desejar. A cidade estava muito suja e a alimentação nos saiu cara, apesar de muito gostosa. Como já estava no final de nossa viagem, estávamos muito cansados e só pensávamos em ir embora. No mais, Marrocos ficará marcado a cima de tudo, como um grande choque cultural.

Nessa viagem tentei fazer mais vídeos, para mostrar melhor o que eu via. Espero que gostem e os postarei em breve.

Picasa: http://picasaweb.google.com/118304732664827419926/Marrocos?authkey=Gv1sRgCJ73goyAksXj7QE#

Um comentário:

  1. Muito bacana a narrativa!! :D
    E o lugar, maravilhoso!!!! Espero os proxímos, vou acompanhar a SAGA!!! kkkkk Abraços brother!!

    ResponderExcluir