quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Itália

Depois de muito tempo sumido, volto a dar notícias. A viagem do mês de dezembro foi à Itália e para quem foi pensando encontrar só frio, chuva e cansaço, a peninsula da botinha surpreendeu. Tá certo que houve frio e o cansaço com vinte dias de viagem é inevitável, mas foi justamente o frio que um toque especial ás cidades de Milano e Firenze. Assim que chegamos em Milano começou a nevar e para quem nunca tinha visto neve na vida, imediatamente me esqueci do frio. Ficamos apenas um dia, mas fo o suficiente para dar m volta pelas atrações turísticas da cidade- Duomo, castelo, e as várias vias e galerias de moda que existem lá. Tudo muito caro, é claro. No fim, o bom de Milano foi mesmo a neve.

Duomo de Milano

Duomo Firenze




Depois de Milano, Paola e eu fomos de trem à Firenze onde passamos três dias. A cidade estava linda, toda coberta por neve e decorada para o natal. Ficamos sabendo que desde 1985 não nevava na cidade e por isso a cidade estava cheia de italianos. Pode parecer uma redundância, mas na maioria das cidades turísticas que visitamos, o que mais se encontra nas ruas são orientais fotografando, muçulmanos vendendo quinquilharias e brasileiros falando alto. Andamos por toda a cidade que estava cheia de motos e carros presos na neve. O parque Michelangelo, o Duomo e a Piaza della Signioria sem dúvida foram muito bem aproveitado por nós nos dois dias que passamos por lá. Dizem que os campos da Toscana são lindos e de Firenze partem  muitos trens e ónibus para cidades como Siena, Piza e Lucca. Contudo, como estávamos no inverno não aproveitaríamos muito e por isso fomos apenas à cidade de San Gigminano, um pequeno povoado medieval, cercado por muralhas, no alto de um morro que, em condições ideais de clima, se avistam vários campos de parreiras e oliveiras. imagino que no verão deve ser possivel fazer viagens incríveis nessa região da Itália.



Por fim, chegamos em Roma, e ao contrario das outras cidades, o clima estava quente. Quando digo quente, quero dizer uns 12 ou 15 graus no maximo. Isso comparado aos -8º em que estavam Firenze, é muito quente! A cidade é incrível. Há uma mistura de antigo e atual tão natural na cidade que por vezes não sabemos em que período da história estamos.

O primeiro monumento que escolhemos visitar foi o Colisseu. Como eu disse ao meu amigo Diego, é incrível pensar que todo um império antigo existiu e que ali foi por muito tempo o centro de todo o mundo ocidental. Esse é um dos lugares que nos faz ter noção de quão pequenos somos perante o mundo e sua história.

Por falar em nos sentirmos pequenos, depois tenho que fazer um post especial sobre as igrejas que tenho visitado. Em Roma e no Vaticano especialmente, as igrejas são de uma riqueza e tamanho impressionantes. Uma capelinha adjacente à Basílica de São Pedro é maior e mais enfeitada que qualquer igreja em Goiânia. Entendo agora mais do que nunca o que o professores de história diziam sobre a Igreja Católica ser a maior senhora feudal que existiu.
Vista da cúpula da Basílica de São Pedro

Vaticano

Outros dois monumentos que me chamaram muito a atenção foram a Fontana de Trevi e o Monumento a Vittorio Emanuele. Este ultimo é um palácio todo em mármore branco, construído em 1911 para a honra do primeiro rei da Itália unificada. Eu já havia visto fotos, mas não imaginava que era tão grande. Outra coisa que eu não imaginava era o quanto era cheio a Fontana de Trevi. Já haviam me falado, mas como eu só a conhecia de filmes e do clip do Bon Jovi (thank you for loving me), era difícil imaginar que cabia tantas pessoas naquele espaço. Porem, isso não afeta em nada a beleza da fonte, que é lindíssima. Conta a lenda que quem joga um moeda na fonte, volta a Itália. Os casos que eu conheço todos deram certo, por isso não deixei de jogar a minha também. Espero que dê certo.
Fontana de Trevi de dia...

 ... e de noite.

Em breve os relatos sobre a Espanha.



4 comentários:

  1. Olá Fernando
    Acabei de ver os eu comentário lá no Blog e agora estou aqui conhecendo o seu vasto quintal... e que belas fotos vocês tiraram de Roma. Estão muito boas. Eu comecei a contar minha epopéia em Roma, primeiro a chegada confusa e aos poucos vou flando da viagem.
    Manda um abraço para a Paloma e aproveitem muito a Europa!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Grande amigo.
    Nossa brother quanta beleza possui o velho continente!
    Fico feliz por vocês estarem agregando conhecimento e também aproveitando ao máximo estes lugares lindos.
    Saudades de vcs, mas aproveitem bastante....vcs merecem tudo de bom!!!
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Loco Loco Loco ! Caraca mano, aproveita esse lugar ai pois muitos sonham conheçer, inclusive eu. Forte abraço!

    Diego

    ResponderExcluir
  4. "orientais fotografando, muçulmanos vendendo quinquilharias e brasileiros falando alto" foi fantastico!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Cara...esse seu dom de redigir me faz sentir o cheiro da terra da botinha...meus antepassados..e um lugar que eu ainda visitarei..o sangue ferve aqui..
    Fico feliz d+ por vcs terem a chance de percorrer um lugar tao rico de historia..e claro, nao posso dxar de dizer que alguns detalhes que vc postou,me remetem as aventuras de Robert Langdon nos livros de Dan Brown...
    Bjo gigante!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir