segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Santiago de Compostela e Vigo

Esse final de semana viajamos para o norte da Espanha, de trem. Viajar de trem dá muito sono. O som dos trilhos, as paisagens bucólicas, o leve balanço, tudo nos faz dormir um sono muito gostoso.
Foi uma viagem com pouco planejamento e por isso saiu um pouco cara. Chegamos a Santiago de Compostela em plena época de peregrinação, onde pessoas de toda Europa percorriam o caminho de Santiago. Nesse ano também estava aberta a Porta Santa, que se abre somente de sete em sete anos. Segundo a explicação da Paola, quem passa por essa porta, consegue a indugencia plenaria, que seria como um perdão aos pecados. Essa porta fica aberta esse ano somente durante três meses, por duas horas por dia, portanto imaginem a quantidade de pessoas atrás de perdão nesse cidade. Vimos mochileiros peregrinos de todas as partes, e que percorreram o caminho a pés, de bicicleta e havia também quem estava lá a turismo, como nós.
A Catedral de Santiago é enorme e muito bonita. Passeando por essas igrejas entendo o poder que a igreja católica já teve, e ainda tem. Uma das coisas que achei engraçado foi as esmolas para as imagens dos santos, no interior das igrejas. Para acender uma vela para algum santo, era necessário pagar, e o preço variava de acordo com a popularidade do santo. Toda a cidade gira em torno desta fé católica e com ela se lucra muito.
A gastronomia de Santiago de Compostela é um motivo a parte para se viajar. Em todo canto há confeitarias que vendem a Torta de Santiago, que é muito gostosa. Essas tortas são oferecidas nas portas das confeitarias para os turistas experimentarem. Caso você aceite provar toda vez que te ofereçam, comerá bem mais que uma torta inteira. Outra comida típica que provei foi o chourizo e o jamón, que são embutidos de carne e pernil defumado, respectivamente. Achei gostoso, mas como era alta temporada, creio que paguei caro no prato de chourizo e jamón assado que comi.
Depois de Santiago de Compostela, fomos a Vigo. Assim que passei de trem pela cidade, tive a impressão que já a conhecia. É a cidade que ambienta o filme Segunda-feira ao sol, com Javier Bardem. No semestre passado vi esse filme varias vezes devido à monitoria. É uma cidade portuária, com uma vasta bacia. No passeio marítimo podemos ver alguns transatlânticos e uma bela paisagem litorânea. Como passamos o domingo na cidade, a maior parte do comercio estava fechado, havendo apenas alguns restaurantes caros, para o deleite dos passageiros dos transatlânticos. Visitamos o parque da cidade, que fica em um morro. No topo deste morro há um forte com uma vista sensacional de toda a bacia e do resto da cidade. Como passamos somente um dia, não pudemos aproveitar as praias da cidade, que pareciam ser muito bonitas.
No geral, entramos em contato com a cultura galícia do norte da Espanha. A língua que eles falam, o galego, é muito fácil de entender e alguns habitantes expressam que não se sentem representados pela república da Espanha. Os movimentos separatistas não são dessa região e nem desse povo, mas fiquei com a impressão que a Espanha é um mosaico de povos unidos sob a mesma bandeira, ou pelo menos essa é a intenção.
Tiramos algumas fotos nessa viagem, e assim que puder as postarei. Muito obrigado pelo carinho de quem lê e de quem comenta.

1. Demorou ..... tinha que ter feito o blog antes, ficou otimo, alias tens o dom da palavra.