terça-feira, 21 de setembro de 2010

Última semana antes das aulas

Nossa, já faz um tempo que não dou notícias. Mas também, essa ultima semana foi meio cansativa. Como o dinheiro estava meio curto, fizemos apenas alguns passeios pequenos e no resto passamos em casa, nos abrigando da chuva. O tempo em Braga esta em transição, passando do verão para o outono e com isso as chuvas passam a ser mais frequentes, contudo aproveitamos bem os últimos dias de sol e férias.

Bom Jesus

No domingo da semana passada, Paola, Rayana e eu fomos passear no Bom Jesus e Sameiro, que são duas igrejas no alto de um dos morros que cercam a cidade. Esse passeio foi muito revigorante, pois alem de serem lugares lindos, com uma vista panorâmica da cidade, são longe e demandam uma longa caminhada morro acima. Chegando inicialmente no Bom Jesus, nos surpreendemos com os vários casamentos realizados lá. Era literalmente um atrás do outro, durante toda a tarde. Assistimos pedaços de alguns e como todos os turistas, fotografámos as noivas nas saídas dos casamentos. Parecia ser algo bem natural para os noivos serem fotografados por algum grupo de turistas que ocasionalmente sempre estavam lá. Do Bom Jesus fomos ao Sameiro, que ficava dois quilómetros morro acima e por isso oferecia uma vista ainda mais ampla.
Fizemos a caminhada por uma estrada dentro de um bosque muito bonito até chegarmos às imensas escadarias do Sameiro. Depois de algumas reclamações e pausas para fotos, chegamos ao topo, de onde se avistava não só a cidade de Braga, mas muitas outras cidades próximas. Ficamos lá no alto da igreja, acima da torre dos sinos, olhando para o horizonte e esperando os sinos tocarem majestosos, sempre de hora em hora. Em breve essas descrições serão acompanhadas das fotos.
Na quarta-feira, Paola e eu fomos passear em Porto. O contraste com nossa experiência de Braga foi muito grande, pois Porto é uma cidade grande, com todas as vantagens e problemas que isso acarreta. Como só iríamos passar uma tarde, resumimos nosso passeio ao centro histórico, que apesar de ser um património da humanidade, é muito mal conservado. Passamos bons momentos na orla fluvial de Porto, aonde há vários bares e restaurantes com um clima litorâneo europeu bem gostoso. não nos preocupamos em conhecer mais da cidade porque ela é tão próxima que temos a certeza que precisaremos voltar lá. Isso é tão certo, que em Porto  finalmente comprei uma maquina fotográfica, mas deixei para buscar uma bateria extra qualquer outro dia que passar na cidade.
Para fechar as férias e o verão, no domingo decidimos ir a praia, na cidade de Viana do Castelo. Fomos novamente, Paola, Rayana  e eu e encontramos uma cidade fantasma. Tudo muito limpo, muito conservado, mas em uma cidade litorânea, em pleno domingão ensolarado era estranho não haver ninguém na rua. isso foi um pouco incomodo porque não tínhamos nem para quem pedir informações. Contudo nos viramos e pela manhã com uma visita a outra igreja no topo de um morro, a capela de Santa Luzia. Depois dessa breve visita, reunimos alguma informação precária e fomos à praia, pelo caminho mais longo que poderíamos ter escolhido.
No meio da longa caminhada, decidimos para e almoçar alguns sanduiches ali, na rua mesmo. Eis então que a cidade fantasma emerge novamente. Dessa vez já havia algumas pessoas na rua, mas também havia uma música, até agradável, mas que nos seguia por onde íamos. Tratava-se da rádio de rua, que deixava caixas de som na rua, tocando para as calçadas. Depois do nosso almoço, quando íamos colocar o lixo no cesto apropriado, encontramos um vinho espumante intacto, protegido por uma sacola de supermercado junto com uma vela decorada escrito 4 e alguns pratos de papelão para festa, tudo isso dentro do lixo. Não pensamos duas vezes e recolhemos o vinho e os apetrechos para nossa própria festa mais tarde. É claro que depois ficamos imaginando que aquele material poderia fazer parte da surpresa de um namorado em sua comemoração de quatro anos de relacionamento, ou alguma coisa assim, mas já é tarde demais. tomamos e vinho e estava delicioso.
Passamos aquela tarde na praia, dormindo e conversando a toa, molhando os pés nas águas gelados deste lado do Atlântico até já ser hora de voltar para a casa. Foi um passeio bem agradável e em breve pretendo postar as fotos aqui. No mais, talvez fique um pouco distante devido as aulas e a falta do que postar, mas assim que puder, conto mais de mim.

1. Oi, Fernando...já q a Paola me passou o endereço do blog, a partir de agora vou embarcar com vcs na viagem.
    Adorei seus posts.
    Grande abraço e até breve!!